SMB Case

Chatuba Construção

Sobre o projeto:

Rede de Lojas Material de Construção

A Chatuba entrou na vida dos clientes, como uma pequena loja de materiais de construção, na Baixada Fluminense em 1962. De lá pra cá, mais de seis décadas se passaram, 9 novas lojas foram inauguradas e a história da marca se misturou à vida das pessoas, nas idealizações de obras e reformas e realização de sonhos.

Atualmente, com mais de 1.000 colaboradores, e apontada como a maior loja de material de construção do Rio de Janeiro pelo Ranking Nacional de Lojas de Material de Construção no último ano, a Chatuba possui um portfólio de mais de 15 mil itens e reforça seus pilares de entrega de soluções em todas as etapas da jornada da construção e ótimo atendimento a todos os públicos, tanto em suas 10 lojas físicas quanto em seus canais não presenciais, como: televendas, atendimento especializado pelo WhatsApp e e-commerce, tornando a experiência do consumidor cada vez mais completa.

Desafios:

Gerar nova estrutura e ambiente escalável de acordo com as necessidades.

A Chatuba Construção enfrentava desafios em relação à escalabilidade, disponibilidade e segurança de sua infraestrutura.

A estrutura obsoleta gerava diversos problemas recorrentes como: banco de dados com “gargalos”, backup ineficiente, latência alta e indisponibilidades frequentes que impediam seu crescimento.

Foi neste cenário que veio a necessidade urgente de modernização e de uma estrutura escalável.

Solução Proposta:

Modernizar infraestrutura para escala de operações

Em parceria, as equipes dos Arquitetos de Soluções da KXC, Parceiro APN de nível Select, e da Chatuba Construções iniciaram um projeto para modernizar sua infraestrutura de TI e otimizar suas operações migrando para a nuvem da AWS (Amazon Web Services).

Inicialmente houve a utilização dos serviços AWS, como o ECS Fargate, Aurora MySQL, Load Balancer e AWS WAF, além da integração com AWS CodePipeline, CodeBuild e CodeDeploy.

Para solucionar os “gargalos” no banco de dados, foi adotado o Amazon Aurora MySQL como seu banco de dados relacional. Este recurso garante maior desempenho e escalabilidade excepcionais, além de recursos avançados de recuperação de falhas e backup automático.

Para solucionar as vulnerabilidades em segurança, foi adotado o AWS Web Application Firewall (WAF) para proteger suas aplicações contra ataques cibernéticos. O WAF permite a criação de regras personalizadas de segurança para proteger as aplicações contra ameaças comuns na web, como injeção de SQL, cross-site scripting e bots maliciosos.

A empresa também adotou o AWS CodePipeline como uma solução de entrega contínua, permitindo que as equipes de desenvolvimento pudessem automatizar o processo de implantação de suas aplicações. O CodePipeline gerencia automaticamente o fluxo de trabalho de lançamento de software, desde a compilação, passando pelos testes automatizados, até a implantação em produção. Isso resultou em ciclos de lançamento mais rápidos.

Ambiente / Resultado:

Ambiente de alta disponibilidade, segurança e escalabilidade

Com a arquitetura bem desenhada e infraestrutura de qualidade que a AWS proporciona, a KXC conseguiu atingir os objetivos da Chatuba Construção ao escalar seu crescimento ganhando notoriedade em seu mercado e se diferenciando pela alta disponibilidade dos serviços que produziu resultados positivos em todas as esferas da organização, da alta gestão aos atendentes e caixas das diversas unidades da Chatuba. Esse projeto resultou em uma redução de 60% dos custos de infraestrutura.

POLÍTICAS
Dúvidas sobre como protegemos os seus dados em nosso site? Fale com DPO: dpo@kxc.com.br

SIGA-NOS